O FalaJuf entrevistou a Nutricionista Lidiane Barbosa Santiago, Mestranda em Alimentos, Nutrição e Saúde (UFBA) que prestará atendimento no Espaço Terapêutico da ASSERJUF e nos contou sobre seus objetivos, suas experiências profissionais, além de nos contar sobre os desafios e esperanças da profissão.
Falajuf: Por que escolheu a Nutrição?
Nutric. Lidiane: Sempre quis atuar na área da saúde, cuidar das pessoas, pesquisando os cursos na área, a nutrição me encantou pela proposta do cuidado baseado em alimentos, já presente no dia-a-dia, mas nem sempre damos a devida importância que exerce em nossa vida.
Falajuf: Quais são os seus maiores desafios ao trabalhar nesta área?
Nutric. Lidiane: Os maiores desafios em ser nutricionista hoje em dia é o excesso de informações, erradas ou sem evidências cientificas que são propagadas pelas redes sociais por pessoas que não tem formação ou interpretam erroneamente dados de artigos científicos.
Falajuf: Você se lembra de alguma passagem de sua história na Nutrição que conte um pouco da trajetória da profissão?
Nutric. Lidiane: Durante o atendimento nutricional quando o paciente retorna depois da conduta nutricional e relata que a nutrição trouxe benefícios que ele não esperava como melhora na disposição, no sono, na capacidade funcional me relembra o quão importante é a alimentação e como estratégias simples, traçadas a partir de um diálogo, trazem bons resultados. Ver cada conquista dos meus pacientes, inquietações ou até mesmo as frustrações, afinal, anos de uma vida em que a alimentação foi negligenciada nem sempre será resolvido com uma consulta me motiva a estudar, pesquisar para continuar ajudando e contribuir para o crescimento da nutrição.
Falajuf: Você acredita que uma boa alimentação influencia em quais aspectos da vida moderna?
Nutric. Lidiane: Uma boa alimentação diminui os riscos ou trata as doenças crônicas não transmissíveis (diabetes melitus, hipertensão, obesidade entre outras); auxilia no envelhecimento saudável; contribui para qualidade de vida.
Falajuf: Qualquer pessoa pode procurar a ajuda de um profissional na área de nutrição? Por que essa importância?
Nutric. Lidiane: Sim, qualquer pessoa, independente da fase da vida e da presença de morbidades. Um acompanhamento com um profissional irá auxiliar o indivíduo na conquista dos seus objetivos, através das estratégias nutricionais adequadas, promovendo saúde.
Falajuf: Quais são os cuidados que devem ser tomados para quem deseja reeducar a alimentação e ter qualidade de vida?
Nutric. Lidiane: O principal cuidado que deve ser tomado é não aderir dietas da moda, pois elas são altamente restritivas, possuem baixo valor nutritivo e não se adequam à realidade do indivíduo, a perda de peso rápido que proporciona é acompanhada de um reganho de peso maior do que a pessoa tinha, não promovendo qualidade de vida. A reeducação alimentar é um processo, uma ação continuada, que deve ser realizada de modo gradativo, evoluindo conforme os novos hábitos alimentares estejam inseridos na rotina. Para ser efetivo ele deve ser planejado de acordo com os hábitos de vida, não deve promover mudanças bruscas na alimentação.
Falajuf: Para alguém procurar um nutricionista, não precisa estar necessariamente acima do peso. Quando é o momento de procurar ajuda?
Nutric. Lidiane: Existem inúmeros momentos de procurar ajuda ao nutricionista além da perda de peso, pode procurar se tiver dificuldade em se alimentar de modo mais saudável, se tiver com algum problema de saúde (diabetes, dislipidemia, doenças cardíacas, renais, hepáticas, entre outras), se observou uma perda de peso não intencional, se tiver compulsão alimentar devido ao estresse, entre outros.
Falajuf: Para quem passou a maior parte da vida de modo sedentário e agora resolveu mudar os hábitos para um estilo de vida saudável, quais são os cuidados a serem tomados e por onde devem começar?
Nutric. Lidiane: As mudanças devem ser gradativas tanto na alimentação como na atividade física, pode iniciar fazendo pequenas adaptações na rotina alimentar, reduzindo algumas quantidades de alimentos que o seu consumo não seja interessante para o indivíduo, como sal, açúcar; a atividade física deve ser orientada por um profissional, não fazendo exercícios em jejum e nem permanecer sem beber água durante e após a atividade, assim como nos períodos sem atividade física.
Falajuf: Vivemos uma época em que as pessoas fazem mil coisas ao mesmo tempo e, por isso, não têm tempo de elaborar uma refeição saudável. Que dicas ou inspiração você quer deixar para nossos leitores?
Nutric. Lidiane: De modo geral, algumas dicas que podem auxiliar a se alimentar de modo saudável seriam: 1. Faça uma lista de compras de acordo com o que você planeja comer durante a semana, dando prioridade a alimentos menos processados e que tenham um adequado valor nutritivo; 2. Leia os rótulos dos alimentos industrializados para escolher os melhores produtos (informação nutricional, lista de ingredientes); 3. Organize os lanches da semana, geralmente negligenciamos essa refeição ou há o consumo de alimentos altamente processados de baixo valor nutritivo, então para maior praticidade, deixe as frutas já higienizadas ou cortadas no refrigerador; divida em porções as oleaginosas (castanhas, amendoim, nozes, etc) em sacos plásticos; faça sanduíches com pão integral, ricota e cenoura ralada no dia anterior, entre outras preparações; 4. Leve consigo uma garrafa de água para manter uma boa hidratação durante o dia.
Mudar o hábito alimentar no primeiro momento pode não ser fácil, mas gradativamente ao adquirir novos hábitos você verá uma mudança que vai além da estética, ganhará qualidade de vida.