XV Encontro de Corais
Foi em clima de Recomeço que aconteceu o XV Encontro de Corais da Justiça Federal na Bahia, no auditório Ministro Dias Trindade, do dia 27 a 30/09. E foi uma sucessão de apresentações na qual o público se envolveu cantando e se emocionando com histórias de dedicação e superação.
O evento foi aberto todos os dias pelo Grupo Cantarolando e Coral CBPM, anfitriões da festa, regido pelo maestro Edvã Barbosa, que deu início às apresentações durante os 4 dias, recebendo todos os outros corais com muita alegria.
Na abertura do evento houve o pronunciamento de Dr. Durval Carneiro Neto, Diretor do Foro da Seção Judiciária da Bahia, que deu as boas-vindas aos participantes e espectadores, ressaltando que o evento é uma oportunidade de recomeçar com música e que além de juiz também estuda música. Na oportunidade saudou a todos os maestros, desejando que fosse um evento de muita emoção por tudo que representava, e por fim, colocou-se à disposição para ajudar no que dependesse da Justiça Federal.
Desde 2007, o Cantarolando promove os encontros de corais, portanto o evento tornou-se tradicional e bastante aguardado pelos maestros, coralistas e servidores da Justiça Federal, que no local têm a chance de assistir a verdadeiros espetáculos gratuitamente, se divertindo e saindo da sua rotina. No palco do Auditório Ministro Dias Trindade se apesentaram bem mais do que cem grupos cantando temas como “Música Junina”, “O Samba”, “Música Baiana”, “África”, “Músicas Inesquecíveis”, “Amada Bahia, Amado Jorge”, “O Rei Roberto Carlos”, “A Alma Negra na Música Brasileira”, “The Beatles”, “No Balanço do Reggae”, “Marchinhas e Outros Carnavais”, Gilberto Gil, Gonzaguinha e em 2021 o evento foi realizado no formato online com o tema Esperança.
Este ano contamos com a presença dos grupos: Coral Canto Esperança, regido por Laércio Santiago; Servidores Municipais de Lauro de Freitas, regido por Márcio Medeiros; Coral Aponte, regido por David Alves Tourinho; Coral da ASSEUFBA, regido por Vinicius Ferraz Moraes; Coral ARCO, regido por Márcio Medeiros ; Coral MP em Canto, regido por Natanira Gonçalves; Coral da PMBA, regido por Josué Santana da Paz; Canto de Encontro, regido por Vinicius Ferraz Moraes; Coral Juventude Arte do Recôncavo, regido por Robert Alexandre; Novos Cantos, regido por Carlos Veiga; Coral Doce Vida, regido por Natanira Gonçalves; NEOJIBA Bairro da Paz, regido por Alcides Lisboa; Rede ECCP 3º idade, regido por Neide Santos; Coro NEOJIBA 1, regido por Yuli Andrea Martins; Ars Cantandi, regido por Carlos Veiga; Estudantil de Madre de Deus, regido por Neide Santos; Coral Anchieta, regido por Alcides Lisboa; Rede ECCP – adulto, regido por Neide Santos e Coro NEOJIBA 2, regido por Yuli Andrea Martins.
Para fechar com chave de ouro, todos os corais presentes eram convidados a subirem ao palco para receberem um certificado de participação do XV Encontro de Corais da Justiça Federal da Bahia e entoar juntos a música “Vê estão voltando as flores”, de Paulo Soledade e arranjo de Leonardo Arecippo, um verdadeiro hino ao recomeço!
No último dia do evento, a ASSERJUF fez uma singela homenagem ao maestro, Edvã Barbosa, como forma de enaltecer seu talento e parabenizar pela dedicação do mesmo durante todos esses anos.
O evento teve o patrocínio da ASSERJUF e do SINDJUFE que proporcionaram um saboroso lanche para os coralistas a cada dia do evento e o Sindicato também fez a transmissão do evento em seu canal do Youtube.
Agradecemos à Diretoria do Sindicato pela sensibilidade e apoio. A ASSERJUF agradece aos seus funcionários que decoraram o auditório, que capricharam no lanche e que estavam disponíveis sempre para atender às demandas do evento. Agradecemos aos corais convidados e, em especial, ao Cantarolando e o maestro Edvã Barbosa, por todo esforço em fazer do encontro desse ano um verdadeiro recomeço.